Em um acidente de trânsito pode-se mover os veículos?


Autor:

Depende da situação em que se está envolvido. Em caso de acidente sem vítimas e com testemunhas do ocorrido, as partes envolvidas devem deslocar os veículos para não obstruir a passagem dos outros carros. Se o acidente foi simples, como uma colisão de um carro na traseira do outro, caso este em que a jurisprudência entende que é presumida a culpa do condutor do veículo que bateu na traseira do outro (salvo prova em contrário), então é dever dos envolvidos deslocaram os carros para não bloquear o trânsito, sob pena, inclusive, de infração e aplicação de multa pelo agente de trânsito.
Entretanto, se o acidente for mais complexo e houver divergência entre os envolvidos sobre quem foi o responsável pela colisão, ou houver vítimas, os condutores e envolvidos devem aguardar os agentes de trânsito e socorristas, se for o caso.

O livro Manual Prático de Acidente de Trânsito, escrito pelo advogado Marcos Vinícius Ulaf, indica todos os procedimentos que uma pessoa deve realizar quando se envolver em um acidente de trânsito, desde os procedimentos iniciais (logo após o acidente), até os passos de uma ação judicial.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Deixe seu comentário ou pergunta