Em um acidente de trânsito, você deve emitir socorro ou você omite?


Autor:

Prestar socorro (sinônimo de emitir socorro) não significa prestar auxílio médico pessoalmente. E omitir socorro, significa não prestar ajuda de nenhuma forma. A omissão de socorro prevista no Código de Trânsito e no Código Penal significa realmente se omitir, de qualquer forma, perante a situação que necessita de ajuda de um terceiro, ou do envolvido que não se feriu, por exemplo.

Poderia ser caracterizada a omissão de socorro caso você se envolvesse em um acidente e, independente de quem foi o responsável ou culpado pela colisão, você abandona o local, ou deixa de chamar os socorristas para prestar ajuda médica a quem se feriu.

Note que prestar socorro significa que você tem que buscar os meios disponíveis e alcançáveis por você para ajudar o ferido. Caso você não tenha noções de primeiros socorros, o ideal é não mexer no acidentado e ligar imediatamente para profissionais que possam prestar os socorros necessários.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Deixe seu comentário ou pergunta