Fui responsável em um acidente de carro. Se eu pagar a franquia do outro carro a seguradora pode me acionar na Justiça?


Autor:

Sim. O dever de pagamento da franquia é do segurado perante a seguradora. Se você resolver efetuar o pagamento da franquia diretamente à seguradora, esta poderá ainda cobrar de você todos os gastos que suportou para arrumar o veículo do segurado.

No livro Manual Prático de Acidente de Trânsito o advogado Marcos Vinícius Ulaf explica todos os procedimentos que uma pessoa deve realizar quando se envolver em um acidente de trânsito. No mesmo livro, são indicados os principais passos de um processo judicial que envolve acidente de trânsito, sendo citados vários casos julgados pela Justiça.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Comentários

4 Respostas to “Fui responsável em um acidente de carro. Se eu pagar a franquia do outro carro a seguradora pode me acionar na Justiça?”
  1. Adalberto says:

    Dr. Marcos , a minha dúvida é se o responsável pelo acidente de trânsito (sem vítimas) não possuir condições financeiras , o se possui parcialmente a outra parte (vitima) exige o pagamento além da sufisciencia do autor do acidente ? Ou se os valores dos reparos no outro veículo forem exorbitantes ? como fazer para resolver tal situação ?

    • Admin says:

      Adalberto,

      Se você foi o responsável pelo acidente, o ideal é solicitar que a vítima providencie, ao menos, 3 orçamentos em oficinas diferentes para que você possa ter uma confiança no valor dos prejuízos. Você poderá entrar em acordo com a vítima e pagar o orçamento de menor valor. Se não houver possibilidade de pagar o valor de uma única vez, você poderá fazer um acordo extrajudicial e pagar de forma parcelada, como você acordar com a vítima.

      Sugiro que tente um acordo parcelado do valor do menor orçamento. Apenas lembre-se que fazer este acordo por escrito e faça constar que ao final do pagamento da última parcela nada mais será devido acerca do acidente.

  2. bruno says:

    eu dorme no volante e bate no carro que estava estacionado.assumi a dívida da franquia.Gostaria de saber quais os cuidados que devo ter para não me cobrarem por mais algum serviço.quais as chances que tenho de a seguradora consertar o meu carro?

    • Admin says:

      O ideal é que o Sr. pegue um termo de quitação geral dos danos com o proprietário do outro veículo.

      Como o Sr. assumiu a franquia do seguro do outro veículo, a seguradora ainda pode te cobrar os valores que ela gastou com o conserto, afora o valor da franquia.

      O Sr. somente terá direito de conserto do seu carro por parte de alguma seguradora, caso o seu veículo tenha seguro.

Deixe seu comentário ou pergunta