O que se deve fazer quando você se depara com um acidente de trânsito com vítima?


Autor:

Se você se envolveu no acidente, independente de sua culpa na colisão é seu dever providenciar socorro à vítima. A prestação de socorro não significa o seu atendimento médico, até porque somente os profissionais desta área que podem prestar este tipo de ajuda médica. Porém, você precisa proporcionar todos os recursos disponíveis e alcançáveis por você para que o ferido possa ser atendido o quanto antes por um socorrista ou médico.

Caso você não esteja envolvido no acidente, sempre verifique se alguém já providenciou o chamado dos paramédicos, e em caso negativo, é seu dever providenciar o atendimento pelos socorristas.

A omissão de socorro se caracteriza quando você pode e/ou deve ajudar, porém nada faz em prol do ferido.

O livro Manual Prático de Acidente de Trânsito, escrito pelo advogado Marcos Vinícius Ulaf, aponta todos os procedimentos que uma pessoa deve tomar quando se envolver em um acidente de trânsito, desde os procedimentos básicos, até os passos de uma ação judicial. Um dos pontos abordados no referido livro diz respeito aos acidentes ocorridos por culpa de terceiro.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Deixe seu comentário ou pergunta