Posso colocar meu carro na oficina de minha escolha para efetuar os serviços de reparos após um acidente?


Autor:

O ideal seria levar seu carro em 3 oficinas para a realização de 3 orçamentos diferentes e dentre elas, a oficina de sua preferência.

Na negociação com o causador do acidente, você pode mencionar que possui preferência por determinada oficina, pois é de sua confiança. O entendimento majoritário do Tribunal de Justiça do Paraná é de que o valor do menor orçamento (dentre os 3 realizados) é que deve ser considerado para fins de cobrança contra o causador do acidente.
Entretanto, quando você negocia diretamente com a seguradora do veículo causador do sinistro, geralmente esta empresa possui uma relação de oficinas credenciadas e você pode escolher uma delas, de sua preferência. Porém, você não está obrigado a aceitar as oficinas credenciadas da seguradora, caso você tenha realizado seus 3 orçamentos e discorde dos valores e prestação dos serviços apresentados. Contudo, se a seguradora se negar a efetuar o pagamento do conserto em uma das oficinas que você providenciou os orçamentos, você poderá ajuizar demanda indenizatória contra o causador dos danos com base nos orçamentos que você realizou.
Caso o seu veículo seja novo, ou seja, você retirou da concessionária (0 km) e rodou poucos meses com ele, várias seguradoras estão aceitando que o conserto seja feito diretamente com a concessionária do seu veículo.

No livro Manual Prático de Acidente de Trânsito o advogado Marcos Vinícius Ulaf traz vários julgados de diversos casos de acidente de trânsito, de vários Tribunais do país. O referido livro aponta todos os procedimentos que uma pessoa deve tomar quando se envolver em um acidente de trânsito, desde os procedimentos básicos, até os passos de uma ação judicial.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Comentários

2 Respostas to “Posso colocar meu carro na oficina de minha escolha para efetuar os serviços de reparos após um acidente?”
  1. bruno says:

    eu queria saber aonde que diz no codigo que são necessários 3 orcamentos para que se cobre o devido reparo. obrigado …se puder responder pelo e-mail

    • Admin says:

      Prezado Bruno,

      Não está escrito nos códigos sobre a necessidade dos 3 orçamentos. Trata-se de um entendimento dos juízes em suas decisões (jurisprudências). Ou seja, por ser entendimento dos juízes, acaba sendo bem vinculativo, pois eles levam bastante em consideração quando é feito 3 orçamentos.

Deixe seu comentário ou pergunta