Quanto tempo eu tenho para entrar com uma ação sobre um acidente de trânsito?


Autor:

A ação judicial que diz respeito a acidente de trânsito se chama indenizatória por danos materiais. Esta indenizatória nada mais é do que uma reparação civil de danos suportados em razão do acidente de trânsito. Caso você já tenha consertado seu veículo, os danos materiais serão os valores que você efetivamente gastou, conforme notas fiscais que você deve guardar para cobrar em juízo. Se você não tem possibilidade de arrumar seu veículo e quer entrar com a ação sem ter efetuado o pagamento do conserto do seu automóvel, sugiro que você faça 3 (três) orçamentos em oficinas diferentes e reconhecidas para que você possa cobrar, pelo menos, o valor do menor orçamento em juízo.
Quanto ao prazo em si para ajuizar a ação, o art. 206, parágrafo 3.º do Código Civil, prevê 3 anos para você ajuizar a ação, a contar da data dos fatos, ou seja, da data do acidente.

O livro Manual Prático de Acidente de Trânsito, escrito pelo advogado Marcos Vinícius Ulaf, indica todos os procedimentos que uma pessoa deve realizar quando se envolver em um acidente de trânsito, desde os procedimentos iniciais (logo após o acidente), até os passos de uma ação judicial.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Deixe seu comentário ou pergunta