Colocaram meu nome no SERASA e SPC. O que fazer?

A primeira pergunta que você deve fazer é: A cobrança é devida ou não? Ou seja, você realmente deve aquela quantia cobrada e que foi inscrita nos órgãos de proteção ao crédito? Se você for devedor da dívida, o mais aconselhável seria você negociar com quem está lhe cobrando e tentar um acordo, mesmo que […]

Roubaram meu carro no estacionamento de um shopping, tenho direito à indenização?

Sim. Todos os estabelecimentos que disponibilizam um estacionamento para os clientes, seja pago ou não, visa a busca de clientela para adquirir os produtos e serviços disponíveis no estabelecimento. É o caso típico dos shoppings, onde muitas vezes os estacionamentos são gratuitos, porém isto tem como objetivo atrair os clientes (consumidores) para aquisição dos produtos […]

Comprei uma roupa para dar de presente, mas não serviu, a loja tem obrigação de fazer a troca para mim?

Na realidade a loja (fornecedora) somente tem obrigação de trocar o produto comprado se este estiver com vício ou defeito. O que tem ocorrido como costume no comércio, é que as lojas têm aceitado a troca dos produtos em determinado prazo estipulado pela própria loja.

Comprei pela Internet, mas não era o produto que eu queria ou procurava, o que posso fazer?

Se você comprou um produto pela internet ou pelo telefone, ou seja, adquiriu um produto sem poder ter o contato direto com o mesmo e não teve como verificar a veracidade de todas as informações do que está comprando, bem como de verificar se é aquilo mesmo que pretendia adquirir, então você pode se utilizar […]

Comprei um apartamento na planta, mas a construtora não entregou o imóvel na data prevista no contrato. Posso fazer alguma coisa contra a construtora?

Sim. A construtora é obrigada a cumprir sua parte no contrato (construir e entregar a obra na data acordada), assim como você é obrigado a pagar todas as parcelas do contrato nas datas previamente firmadas. Uma das medidas que você pode tomar é a ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada (medida […]

Comprei um produto que veio com problema, mas só identifiquei o problema depois de 30 dias da data da compra. O que posso fazer?

Primeiro você precisa identificar se o produto que você adquiriu se enquadra no conceito de produto durável ou então de não durável. Produto durável é aquele que não desaparece com o seu uso, que perdura no tempo, como por exemplo: um veículo, um fogão, uma mesa. Já o produto não durável tende a acabar logo […]

Comprei um celular por telefone, mas o aparelho já chegou com vários problemas. Como consigo meu dinheiro de volta?

O fornecedor tem o prazo máximo de 30 dias para sanar os vícios do produto que você comprou. Caso os vícios não sejam sanados no prazo acima, você (consumidor) poderá exigir uma das opções a seguir: 1 – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; 2 – a […]