Comprei uma roupa para dar de presente, mas não serviu, a loja tem obrigação de fazer a troca para mim?


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Na realidade a loja (fornecedora) somente tem obrigação de trocar o produto comprado se este estiver com vício ou defeito. O que tem ocorrido como costume no comércio, é que as lojas têm aceitado a troca dos produtos em determinado prazo estipulado pela própria loja.

Isto tem sido feito em benefício dos próprios consumidores e, atualmente, o estabelecimento que deixa de efetuar a troca dos produtos adquiridos diretamente na loja, acaba por perder clientela. Assim, a maioria dos estabelecimentos realiza as trocas após dar ciência ao consumidor sobre o prazo de troca.
Desta forma, não há como se obrigar a loja a trocar o produto que você comprou diretamente no estabelecimento, caso a mesma se recuse a trocá-lo e o produto não seja dotado de vício ou defeito.



Marcos Vinícius Ulaf é advogado militante em Curitiba, PR. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar. Atua nas áreas de Direito Civil, Comercial, Empresarial e Direito de Família em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba. Google + | Twitter | Facebook Telefone / Fax: 41 3253-4970

Comentários

2 Respostas to “Comprei uma roupa para dar de presente, mas não serviu, a loja tem obrigação de fazer a troca para mim?”
  1. simone says:

    Comprei um short em uma loja da Jose Paulino, mas nao me deixaram provar a peça. Cheguei em casa e a roupa nao me serviu. O que fazer neste caso? E se eu for a loja e eles nao tiverem a peça do meu tamanho?

    • Admin says:

      Pelo que eu entendi da sua pergunta, você não chegou a voltar na loja para informar que a roupa não serviu, correto?

      A primeira providência que você deve tomar é se dirigir à loja e pedir para trocar por um número que sirva ou por outra peça de roupa diferente. Se a loja se negar a trocar, você deve informar que não te deixaram provar a roupa quando você a comprou. Você ainda não sabe qual vai ser o posicionamento da loja. Pode ser que eles concordem em trocar e pronto.

      Caso a loja não queira trocar a roupa mesmo você informando que não pôde provar a roupa, o ideal é que você tenha testemunha que presenciou a compra do short, e que saiba dizer que a loja não o deixou provar, uma vez que este é um direito do consumidor quando irá adquirir uma roupa. Se você quiser, poderá abrir um procedimento administrativo junto ao procon.

      Mas, primeiramente, sugiro que vá até a loja e tente trocar a roupa para verificar qual o posicionamento deles.

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